Echinodorus amazonicus Rataj [sinônimo: E. brevipedicellatus (O. Kuntze) Buch.] — a amazonense-de-folhas finas —, da família Alismataceae, originária dos cursos médio e inferior do Rio Amazonas, é uma planta submersa típica. As folhas são curto-pecioladas, longas (até 55cm de comprimento), lanceoladas e de ápice acuminado. O primeiro par de nervuras laterais vai de encontro à nervura central um pouco acima da base do limbo.
Periodicamente, produz uma delicada haste floral (cerca de 100cm de comprimento) que emerge à superfície, onde se formam de quatro a seis verticilos de três a oito flores. Junto com as flores, duas ou três novas plântulas aparecem ligadas em cada nó da haste floral; é possível estimular a multiplicação destacando as mudas e transplantando-as em seguida, de tal modo que mais de 50 novas plantas podem ser produzidas a cada ano, devido a ter de quatro a 10 inflorescências similares.
Echinodorus amazonicus é melhor cultivada em aquários de grande porte contendo água mole ou semi-dura e com boa fertilização, principalmente de ferro. O movimento forte da água lhe traz grande benefício. Deve ser plantada em pequenos grupos de três a seis exemplares.
Uma espécie estreitamente relacionada, E. parviflorus Rataj, de folhas mais largas e com nervuras de colorido castanho-avermelhado escuro, foi introduzida na aquariofilia sem que se conheça a sua verdadeira origem (variedade geográfica, cromossomial, hortícula ou híbrida).
Texto e Foto: Marcelo Notare.
CONFIRA OS NOVOS ARTIGOS E TAMBÉM OS MAIS ANTIGOS AGORA COM MUITAS FOTOS