Ludwigia inclinata var. verticillata 'Cuba' é uma planta maravilhosa, encontrada especialmente na pequena Ilha da Juventude, no sudoeste de Cuba. Lá, ela vegeta em pântanos tanto na forma emersa quanto na submersa. Pertence à família Onagraceae, que engloba o gênero Ludwigia.
Na forma emersa, possui folhas ovaladas com um tom verde escuro, onde desenvolvem-se flores amarelas, uma característica do gênero Ludwigia. Já na forma submersa, apresenta muitas folhas, longas e estreitas, e uma coloração com detalhes em verde, vermelho, laranja e amarelo.
Essa variedade de Ludwigia inclinata é uma planta bastante exigente em aquário. Necessita de iluminação forte e um bom equilíbrio de nutrientes na água. A injeção de gás carbônico (CO2) é fundamental, pois sem ela, esta planta não fica com a coloração acentuada, desenvolve poucas folhas por verticilo e seu crescimento torna-se muito lento. A fertilização com ferro também é essencial, pois a sua falta faz com que suas folhas fiquem esbranquiçadas. Desenvolve-se bem no pH de 5,0 a 7,5, na temperatura de 18º a 28ºC e pode alcançar até 30 centímetros de comprimento. Nessas condições, esta planta cresce bonita e saudável no aquário.
Ludwigia inclinata var. verticillata 'Cuba' transforma-se muito rápido da forma submersa para emersa, portanto nunca podemos deixá-la alcançar a flor dágua. Ela não gosta de podas frequentes, e uma vez podada, deve-se replantá-la imediatamente para que não sofra. Sendo tão bonita e ao mesmo tempo delicada, fica maravilhosa no plano de fundo ou no meio do aquário. O contraste de colorações a torna simplesmente uma planta bastante cobiçada na aquariofilia.
Texto e Foto: Juliana Leroy & Marco Antonio Lunardi.
CONFIRA OS NOVOS ARTIGOS E TAMBÉM OS MAIS ANTIGOS AGORA COM MUITAS FOTOS