O gênero Cryptocoryne Fischer, 1830 (família Araceae) inclui cerca de 60 espécies com distribuição geográfica restrita às regiões quentes da Ásia, entre Índia e Península Malaia, com grande número nas ilhas asiáticas (Sri Lanka, Filipinas, Indonésia). Trata-se de plantas aquáticas e anfíbias, raramente terrestres, adaptadas à penumbra, proliferando nos rios e riachos mais ou menos rápidos e de leito pedregoso-argiloso, encobertos pela floresta densa.
Cryptocoryne lingua Beccari et Engler é uma espécie anfíbia, de pequeno porte, desenvolve-se à sombra, em locais onde a influência das marés sempre se faz presente. As folhas atingem 15cm de comprimento (incluindo o pecíolo); o limbo é achatado, carnudo, espatulado, de ápice pouco acuminado, medindo em torno de 50mm de comprimento e 25mm de largura. As nervuras são pouco evidentes, como em Cryptocoryne versteegii Engl. e C. ciliata (Roxb.) Schott, também habitantes de zonas de maré, o que sugere uma adaptação convergente dessas espécies ao mesmo tipo de ambiente. A espata floral possui de 50 a 75mm de comprimento, com limbo amarelo salpicado de pontos vermelhos que vão se condensando na parte superior, até formar uma cor vermelha quase uniforme que se estende ao cume do caudículo.
Cryptocoryne lingua necessita de solo rico, temperatura entre 24° e 28°C e luz moderada. Multiplica-se com muita lentidão por meio de estolhos.
Texto e Foto: Marcelo Notare.
CONFIRA OS NOVOS ARTIGOS E TAMBÉM OS MAIS ANTIGOS AGORA COM MUITAS FOTOS