O gênero Nymphoides Hill, 1756, da família Menyanthaceae, inclui cerca de 20 espécies. Cosmopolita. Trata-se de plantas rizomatosas, perenes ou raramente anuais. Vegetam em águas lentas ou paradas.
Nymphoides aquatica (Walter) O. Kuntze, mais conhecida como planta-banana, é nativa dos Estados Unidos (Flórida, Nova Jersey, Texas). O que mais se destaca nesta planta são seus tubérculos, agrupados em forma de penca de bananas; tais estruturas têm a função de acumular reservas nutritivas. As folhas são orbiculares (5,0 a 10cm de diâmetro), de base lobada, e bordas levemente onduladas.
A planta deve ser colocada na parte mais iluminada do aquário a fim de que as folhas não cheguem logo à superfície por estiolamento dos pecíolos. As folhas flutuantes aparecem após um período relativamente longo de desenvolvimento da planta. A floração pode ocorrer, mesmo em aquário. As flores são brancas, campanuladas e de pétalas franjadas.
Os tubérculos podem ficar desenterrados e ligados ao substrato por meio das longas raízes ou amarrados temporariamente com fitilho até que estas se desenvolvam suficientemente para se fixar no substrato. A multiplicação vegetativa acorre durante a época da floração, com mudas adventícias formadas no ponto de inserção do pedúnculo floral.
Texto e Foto: Marcelo Notare.
CONFIRA OS NOVOS ARTIGOS E TAMBÉM OS MAIS ANTIGOS AGORA COM MUITAS FOTOS