Dentro da grande família Acanthaceae (250 gêneros; 2650 espécies) destaca-se o gênero Hygrophila R. Br. (cerca de 90 espécies), com vários representantes de hábitos aquáticos e distribuição geográfica muito ampla (todas as regiões quentes do mundo), tendo maior número de espécies assinalado para o Velho Mundo, apesar de algumas terem sido encontradas no Brasil.
Hygrophila polysperma, originária da Índia, tornou-se planta das mais comuns em aquariofilia, e após ter sido reproduzida vegetativamente há mais de cinquenta anos parece que perdeu a capacidade de gerar flores. A multiplicação se dá por meio de corte e repique do caule; o caule é frágil, liso e pouco ramificado. As folhas, de colorido verde claro, possuem nervuras mais escuras e medem 25 a 50mm de comprimento e 10 a 15mm de largura.
Quando emerge à superfície, as folhas adquirem tonalidade acastanhada. O cultivo requer substrato rico, boa iluminação e temperatura entre 20° e 25°C. Deve ser plantada em tufos para se obter melhor efeito estético.
Texto e Foto: Marcelo Notare.
CONFIRA OS NOVOS ARTIGOS E TAMBÉM OS MAIS ANTIGOS AGORA COM MUITAS FOTOS